quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Descobrindo o Universo


Há quase 20 anos o mundo se deslumbra com as imagens captadas no espaço pelo telescópio Hubble, como os ninhos de estrelas em forma de gigantescas nebulosas. Prestes a ser aposentado, o Hubble já tem um substituto em construção, o supertelescópio James Webb. Batizado com o nome do diretor da Nasa ao tempo das missões lunares Apollo, o novo observador do cosmo tem quase o dobro do tamanho do Hubble, pode captar sete vezes mais luz e irá muito mais longe. Suas missões também serão mais ambiciosas - pretende-se que o James Webb desvende os mistérios do nascimento do universo e busque planetas fora do sistema solar onde possa haver vida.

Perfil dos Supertelescópios

O telescópio James Webb tem quase o dobro do tamanho do Hubble e um espelho duas vezes maior, mas pesa apenas a metade.

James Webb, 22 metros - 6,2 toneladas - 6,5 metros - 1,5 milhão de quilômetros.

Hubble, 13 metros - 11 toneladas - 2,4 metros - 600 quilômetros.

Objetivos - James Webb
Procurar os primeiros objetos luminosos formados após o Big Bang. Determinar como as galáxias evoluiram desde sua formação até hoje. Investigar o potencial de existência de vida em outros sistemas planetários.


Façanhas - Hubble
Ajudou a estabelecer a idade do universo em 13,7 bilhões de anos. Desvendou o processo de nascimento e morte das estrelas. Provou a existência de buracos negros no núcleo das galáxias.

Fonte: Nasa e ESA

Nenhum comentário: