quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Carro do Povo


Para falar do fusca, tem que falar de Adolf Hitler, a mente mais diabólica que comandou o holocausto judeu, provocou a Segunda Guerra Mundial e levou a Alemanha à ruina. Hitler foi essencial para criação do carro mais simpático e mais vendido no mundo - o saudoso e bom velho Fusca. Sem o apoio dele a um carro popular para os alemães, o projeto ficaria engavetado até hoje. O primeiro projeto do Fusca, foi criado por Ferdinand Porsche em 1932. Embora jamais tenha aprendido a dirigir, Hitler era fã de automóveis. A idéia de elevar o prestígio do país com um carro genuinamente alemão veio após o fiasco da Olimpiada de Berlim, em 1936, quando o velocista negro Jesse Owens, pôs abaixo a teoria nazista de superioridade racial. No final da competição, Hitler deu dinheiro de sobra para garantir sucessivas vitórias da equipe Mercedes nas pistas do Grand Prix - campeonato mundial disputado até 1949 e que antecedeu a Fórmula 1. A obsessão de criar o "carro do povo" (volkswagen, em alemão) veio durante o curto período que Hitler passou na prisão, após a tentativa fracassada de derrubar o governo no golpe conhecido como Putsch de Munique, em 1923. A história é longa, Hitler virou a personalidade mais odiada do século e o Fusca alcançaria o tão almejado plano do ditador alemão de conquistar o mundo. O Fusca inspirou o filme "Se Meu Fusca Falasse" e a música sertaneja com Almir Rogério. Sua produção alcançaria 21,5 milhões de unidades, um recorde que jamais foi atingido por outro automóvel.

KATAOKA, Fábio; TAVARES, Portuga. Almanaque do Fusca. São Paulo: Ediouro, 2006.

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